Leitura: Série Divergente - Rosa Inverso Rosa Inverso: Leitura: Série Divergente

11.4.16

Leitura: Série Divergente

Gente, oi! Tudo bem como vocês? Espero que sim! Então faz tempo que eu não posto resenha de livros aqui, me desculpem, juro que resenhas serão mais frequentes, e para compensar vim contar sobre a série de Veronica Roth, Divergente. A série é composta por três livros: Divergente, Insurgente e Convergente.

No inicio dessa distopia, em Divergente, traz uma cidade de Chicago em um período pós-guerra é cercada por uma cerca e tem uma sociedade dividida em cinco facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Erudição e Franqueza, cada uma tem características diferentes, a Abnegação preserva o altruísmo, Audácia: a coragem, a Amizade: a paz, Erudição: o conhecimento e a Franqueza: a verdade.

Imagem: Brisa Scalabrini

Nesse mundo, a jovem Beatrice Prior, também narradora da série, passa a vida inteira na Abnegação com a família, porém ao completar dezesseis anos, é obrigada a tomar um rumo para sua vida, escolhendo uma facção para viver dali em diante, mas um tempinho antes, Beatrice descobre que é Divergente, pessoas que não podem ser categorizadas em apenas uma facção, que ficam conscientes em simulações e mais algumas coisas.


Com esse segredo, ela acaba escolhendo a Audácia, já que não se sentia muito parte da sua facção de sua origem. Tris, como acaba nomeando-se a partir de sua entrada na nova facção e encarando um novo mundo, onde ela precisa enfrentar provas de classificações para permanecer na Audácia, lutas, simulações, e lidando com seus piores medos, isso proporciona um amadurecimento físico e mental em Tris, mas colocando em risco seu segredo sobre sua divergência.

Em meio a tudo isso ela conhece algumas pessoas, entre elas seu misterioso instrutor Quatro, cujo o nome verdadeiro é revelado como Tobias Eaton ao rolar da trama e com quem Tris Prior tem um romance. Tudo parece certo, até que suspeitas surgem sobre um plano da Erudição liderado por Jeanine Matthews, a líder da facção desencadeando uma série de desastres.


Em Insurgente, o segundo volume, as facções estão divididas graças ao plano da Erudição e a Abnegação é quase destruída e Tris e com tudo isso acaba sendo considerada  fugitiva pelo governo, e torturada pelos seus sentimentos de culpa por um monte de acontecimentos, e para piorar um fantasma da vida de Tobias surge, sua mãe Evelyn Johnson, que forjou a morte escapar da Abnegação e pretende derrubar o governo e o sistema social da cidade. Parte da Audácia está aliada a Erudição que começa uma busca por Divergentes, ou seja, Tris corre perigo. Em meio tudo isso e a sua abalada relação com Quatro, ela suspeita de um segredo que poderá mudar seu mundo.


Convergente, o último volume traz a narrativa compartilhada entre Tris e Tobias, onde após a revelação sobre os Divergentes e o mundo fora da cerca, juntamente com a morte de Jeanine, a cidade agora está sob o poder de Evelyn e os Sem-facção, onde o sistema de facções é derrubado, causando uma nova divisão, tendo assim vários conflitos, mas também nesse período Tris, Tobias e seus aliados atravessam o cerca para o desconhecido, onde a razão pelos quais os Divergentes existem, a verdade sobre Chicago, e de certo modo até sobre a família Prior, mas nada nesse novo mundo é o que parece ser.

Eu gostei bastante do trabalho da Veronica na série, mas ela não mostrou o amadurecimento dos personagens de maneira progressiva em alguns momentos, isso pode ser visível na relação de Tris e Tobias, eles discutiam toda hora nos dois últimos volumes, e foi muito maçante a leitura, tanto que eu comecei a gostar um pouco mais dos personagens secundários como Christina, a melhor amiga de Tris.

A autora usou muita informação para explicar coisas simples e importantes, tornando-as confusas e ainda deixando duvidas, também não gostei de Tobias e sua narrativa, achei com poucos detalhes e meio parada, ele é às vezes um pouco mimado com Tris, e mesmo sabendo tudo que ele passou, não me conquistou. Por outro, lado adorei Tris e a transformação na Audácia, tornando-a mais forte e corajosa, o enredo é incrível, as cenas de ação são empolgantes.

Espero que tenham gostado e desculpem se deixei escapar algum spoiler grande ou não mencionei algo importante, tomei todo cuidado.

Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Rosa Inverso - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brisa Scalabrini.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo