Exercício de escrita para ajudar nas descrições e detalhes - Rosa Inverso Rosa Inverso: Exercício de escrita para ajudar nas descrições e detalhes

30.10.20

Exercício de escrita para ajudar nas descrições e detalhes

Oi, Gente! Tudo bem? Sabe, na hora de escrever uma cena de uma história, os detalhes e as descrições podem ser cruciais para que tudo se torne mais real, ou até para que o leitor se sinta cativado, entretanto, em alguns momentos, nossa cabeça pode dar uma travada, impedindo a fluidez da cena. Isso acontece comigo o tempo todo, sendo assim acabei descobrindo um exercício que pode te ajudar a destravar.


 Imagem: Pexels.



Siga os seguintes passos:



1 - Escolha uma cena de um filme ou série aleatória e veja sem volume, para que não haja influência.



2- Ignorando o contexto da cena, o que você o personagem está pensando ou sentindo?



Quais são os detalhes que te remetem essa ideia?



Escreva detalhes, por exemplo:



"O lábio de fulana está tremendo de nervosismo, enquanto olha para fulano que esfrega as mãos lentamente no meio  da cidade iluminada por luzes em tons de verde e vermelho."



Anote tudo. Observe tudo.



3- Depois de escrever detalhada e minuciosamente a cena, faça o inverso, escute somente o áudio da cena, e perceba se consegue unir suas anotações com o que você ouve, construindo assim algo único.


Vale lembrar:



Pode ajudar a descrever cenas gerais ou mais detalhadas, tudo é uma questão de percepção, dependendo da cena, isso pode ser um pouco difícil e é preciso exercitar isso, dá um pouco de trabalho, mas no final compensa. Coisas pequenas são partes de coisas gigantes.





Dica final:



Outra vertente desse exercício, é a possibilidade de criar sua própria versão da cena, vale pensar no que você faria diferente, ou os detalhes que mudaria.









E ai, curtiu? Te ajudou? Me conta nos comentários aqui embaixo!



Até mais!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Rosa Inverso - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brisa Scalabrini.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo