Imagem: PliXS.
Vamos aos tópicos:
1- Inspiração?
Fico bem triste em ter que dizer isso, mas a famosa inspiração que vem do nada, como mágica e parece que vai resolver tudo, ela não existe, pode até estar presente e ser confundida com entusiasmo, música, filmes, livros e tudo mais, o que não quer dizer que essas coisas sejam dispensáveis, entretanto, a gente não pode ficar dependente disso para escrever ou fazer alguma outra coisa que envolve criatividade, se é uma coisa diária, sabemos que pode ser naturalmente massante, e não é sempre que estamos entusiasmados para escrever, mas precisamos mesmo assim. Porém existe uma tática que pode substituir a inspiração, é começar a observar tudo em detalhes.
2- Pesquise com um limite
O que ninguém nega é que a pesquisa é uma aliada e tanto na hora de tirar dúvidas ou reunir material para te ajudar no projeto, mas se você for como eu e adora pesquisar tudo a fundo, nos mínimos detalhes e fatos, porém, isso tem uma grande chance de se tornar um problema, pois você pode se apegar tanto nos fatos e na pesquisa que pode atrapalhar sua capacidade de criar seus próprios fatos quando precisar, já que tem tudo moldado na pesquisa. Por favor, tente fazer isso o menos possível, vai evitar um tremendo desgaste.
3- Se respeite
Isso talvez seja uma das coisas mais difíceis, e admito que estou aprendendo um pouquinho a cada dia, se respeitar como escritor ou qualquer outra coisa, saber reconhecer que você tem limites, tem seu próprio tempo, maneira de escrever e tá tudo bem. Sei que ás vezes bate insegurança, ansiedade, bloqueio criativo, a gente acaba se comparando aos outros, e parece que o nosso trabalho tá um lixo, as pessoas ao redor não te levam a sério, mas sabe, escrever e criar requer muita paciência, MUITA MESMO, porém, a recompensa vai ser mil vezes maior. Repare nos seus limites, se respeite, você vai ganhar muito com isso.
Então é isso, se eu tivesse consciência de pelo menos uma destas 3 coisas quando comecei a escrever, teria evitado um monte de coisa, sendo assim, espero ter ajudado, de verdade, se quiserem, me contem nos comentários, combinado?
Beijo!