5 Coisas que as pessoas com deficiência gostariam que a sociedade soubesse - Rosa Inverso Rosa Inverso: 5 Coisas que as pessoas com deficiência gostariam que a sociedade soubesse

12.7.19

5 Coisas que as pessoas com deficiência gostariam que a sociedade soubesse


Oi, Gente! Tudo bem? Vocês já pararam para refletir que a inclusão das pessoas com deficiência vai muito além do que rampas ou acessibilidade no geral, mas no sentido mais humano, sendo assim, separei 5 coisas entre milhares que nós gostaríamos que a sociedade soubesse.


Imagem: Shuttherstock,Google.


1- Somos humanos



Sei que soa um pouco estranho, mas acredite ou não, na maioria da vezes, é muito difícil para as pessoas com deficiência se sentirem humanos, e isso vai muito além do que só acessibilidade, a sociedade como de costume nos coloca em caixinhas ou pior ainda eles nos infantilizam, subestimam, e se esquecem que somos humanos, que a deficiência vem depois, humanamente falando, nos sentimos, temos todo tipo de vontade, desejo e tudo o mais, NÃO NOS TRATE COMO CRIANÇAS, somos iguais a todo mundo, isso pode ser uma tarefa diária, então SOCIEDADE, NOS ENXERGUE COMO HUMANOS EM PRIMEIRO LUGAR, ISSO TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE.



2- Não queremos ser “Guerreiros”




Sim, nós temos milhões de dificuldades que podem ser superadas, mas isso não nos torna guerreiros, nós estamos vivendo assim como o resto, e nem todos querem ser o “exemplo de superação” ou algo assim, não precisamos ser colocados nesses postos, por mais que os outros façam isso para nos incentivar ou até se inspirar, isso nos desumaniza, é injusto, nós só estamos vivendo.





3- Nem sempre estamos procurando uma “cura”




Acho que nesse ponto, eu posso me usar mais como um exemplo, há muito atrás, acabei percebendo que não iria andar, por conta da paralisia cerebral, e por mais que as pessoas ao meu redor acreditassem de uma certa maneira, só eu sei de fato o que isso é, independente de qualquer coisa, então cheguei a conclusão de que andar não era o que eu queria ou buscava, tudo o que eu queria e quero até hoje, é viver e ter momentos de felicidade. E sem querer ser chata ou desrespeitar a crença de alguém, eu não acho que a situação vá mudar se eu tiver “fé” em alguma coisa ou que as coisas são o que são porque “Deus quis assim”, e\ou “Deus sabe o que faz”, isso pra mim não é conforto, é ignorância.





4- Estamos em todos os lugares e somos todas as coisas




É difícil de se dar conta disso, ás vezes, mas infelizmente existe uma segregação de deficientes até em outras lutas, as pessoas se esquecem mais uma vez que somos humanos, somos mulheres, negros, feministas, indígenas, Gays, Lésbicas, Bis, Trans (LGBT+), e estamos em todos os lugares, podemos lutar juntos, essas lutas também são nossas, basta olhar além.



5- Representatividade




A representatividade é mais importante do que se pode pensar, nela podemos nos enxergar, praticar a empatia, isso nunca vai ser ruim para ninguém, e assim como outros grupos, não temos representatividade em livros, filmes, séries, ou personagens em geral, e posso dizer o quanto é bom quando isso acontece (é bem raro), o coração fica tão quentinho e feliz, realmente espero que isso se torne mais frequente, mas que a mídia, cinema e todo o resto não nos represente de forma estereotipada ou clichê.





Então por hoje só, espero ter ajudado, se ajudou comenta aqui embaixo, compartilhe com os amigos! Prometo trazer mais posts como esse, sei o quanto é importante para muitas pessoas, inclusive eu. 




Até mais!









9 comentários:

  1. mt bacana esse post pra nos lembrar mesmo que as pessoas com deficiencia sao comuns como a gente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Lívia, a gente é comum como todo mundo por mais que a sociedade tenha dificuldade de ver isso. ☺️

      Excluir
  2. Que lindo texto, vai muito além de coisas superficiais. Acho que o que nos falta é isso, representatividade.
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Júlia! Sim, é isso, nos fata representatividade, ela torna tudo mais fácil e melhor.

      Excluir
  3. Nossa, estou encantada com o seu texto e o conteúdo que vc trás nesse blog. Parabéns, muito obrigada por abrir os meus olhos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    Não é só o deficiente que está sentindo exclusão, a sociedade está individualista.

    ResponderExcluir

© Rosa Inverso - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Brisa Scalabrini.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo